terça-feira, 3 de agosto de 2010

Shampoo sem sal, eis a questão!

Amanda
Já faz alguns dias que ando lendo em alguns blogs matérias sobre o tão falado shampoo sem sal e suas ações ao nosso cabelo. Por isso, hoje resolvi fazer um resumo sobre tudo que ando lendo sobre o assunto pra vocês.

Primeiramente, acho que todo mundo já deve ter ouvido falar sobre os mil e um benefícios do shampoo sem sal em nossa cutis capilar, certo? Pois bem, o sal na verdade leva o nome de Cloreto de Sódio e a maioria dos produtos utilizam ele porque o mesmo serve para dar consistência e espuma. A questão é que mesmo que digam que não possui sal, se na composição há algum produto com terminação sodium (sódio!) ele contém sim sal.

Mas o fato é que o sal não prejudica o cabelo, já que o mesmo é solúvel em água. Prejudica sim se o mesmo estiver no cabelo em altas concetrações, como por exemplo, na água do mar. O que na realidade prejudica é o lauril sulfato de sódio (sodium laureth sulfate). O sulfato limpa muito mais que somente sujeiras, levando junto na água parte do próprio fio e tornando eles mais quebradiços. E a maioria dos shampoos sem sal, contém o sulfato.

O lauril sulfato é um detergente e tensoativo e a substância responsável pelo efeito de limpeza no shampoo. Ele é usado, por exemplo, na composição de detergentes de cozinha e é considerado um forte desengordurante. Limpa muuuuuito bem fortes gorduras na panela, ou seja, estraga também nosso cabelo.

Só sei que depois de saber de tudo isso, fui correndo pro banheiro procurar meu shampoo da Neutrox sem sal pra ver sua composição. E adivinha? Não contém Cloreto BUT contém Lauril. E sabe o pior, já faz mais de um mês ue tô usando ele e meu cabelo é macio, cheiroso e tem um brilho lindjo. Só sei que jajá vou endoidar com esse negócio de shampoo sem sal. Vou acabar largando mal disso e comprando qualquer shampoo que ver pela frente ¬¬

Um comentário:

Priscila Lins disse...

Oi Amanda =))

Nunca atento muito para essa questão... Acho que sempre pensei que só cabelos com química é que precisavam desse cuidado!
Tô usando um shampoo da Ox que é sem sal, mas vi agora que tem Lauril!

Acho que os da Pantene não têm Lauril!!

Bjs =*